30 de set. de 2008

Medicina ayurvédica

A médica ayurvédica é uma abordagem terapêutica da medicina hindu que existe há mais de 5 mil anos e é considerada a ciência da saúde mais antiga.
Seu fundamento é a busca do equilíbrio do corpo e da mente através de plantas medicinais, dietas, aromas e massagens com óleos, respeitando o tipo constitucional de cada pessoa.
Ayurveda significa, em sânscrito, Ciência (veda) da vida (ayur). Continua a ser a medicina oficial na Índia e tem-se difundido por todo o mundo como uma técnica eficaz de medicina tradicional.

A medicina ayurvédica é conhecida como a mãe da medicina, pois seus princípios e estudos foram a base para, posteriormente, o desenvolvimento da medicina tradicional chinesa, árabe, romana e grega. Houve um intercâmbio de informações com a China, que tinha a mesma necessidade dos indianos: criar uma medicina barata para atender às suas populações muito pobres e gigantescas, por essa razão existe muito da medicina chinesa nos conceitos de ayurvédica. As duas desenvolveram técnicas muito eficientes e de baixo custo para o tratamento.

A doença, para a Ayurveda, é muito mais que a manifestação de sintomas desagradáveis ou perigosos à manutenção da vida. A Ayurveda, como ciência integral, considera que a doença inicia-se muito antes de chegar à fase em que ela finalmente pode ser percebida. Assim, pequenos desequilíbrios tendem a aumentar com o passar do tempo, se não forem corrigidos, originando a enfermidade muito antes de podermos percebê-la.

A Ayurveda baseia-se no sistema filosófico samkhya nos cinco elementos que formam toda a manifestação material do universo.

São eles éter, ar, fogo, água e terra. Toda a matéria que existe no universo provém destes 5 elementos, inclusive o corpo humano (que além da matéria, também é formado por buddhi - discernimento, ahamkara - ego e manas - mente). De acordo com o Ayurveda, quando algum dos 5 elementos está em desequilíbrio no corpo do indivíduo, inicia-se o processo da doença.

Segundo essa tradição, os seres humanos são influenciados pelos 5 elementos através do dosha. Os doshas são Vata, regido por ar e éter, Pitta, regido por fogo e água, e Kapha, regido por terra e água. Todas as pessoas possuem os três doshas, mas em diferentes proporções. No momento da nossa concepção a nossa constituição é definida, isto é, os doshas que estão presentes em maior quantidade no nosso organismo. Ao nascermos, tal proporção está em equilíbrio (prakrti), mas com o tempo e a vida desregrada surge o desequilíbrio em um ou mais desses doshas (vikrti), contribuindo para o surgimento e desenvolvimento de doenças.

Para o indivíduo ter o corpo saudável é necessário manter seus tecidos saudáveis e isso é possível por meio da alimentação, que deve ser feita de acordo com o estado atual do paciente, ou seja, de acordo com seu dosha predominante e com os desequilíbrios que ele possa apresentar. Os tecidos que formam o corpo humano são formados a partir dos 5 elementos, que consumimos em forma de alimento. Para o Ayurveda, a saúde de uma pessoa é medida pela força de seu agni (fogo digestivo). Um "bom agni" é capaz de extrair dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários para formar tecidos fortes; por outro lado, quando o agni está diminuído ou é irregular (menor capacidade digestiva) a nutrição dos tecidos fica mais pobre, comprometendo a saúde e a integridade estrutural do organismo. Costuma-se ouvir muito que "você é o que você come", mas podemos concluir, com o exposto, que a medicina indiana vai além: "você é o que você consegue digerir".

Os 3 humores biológicos ou doshas, o Vata, o Kapha e o Pitta.

O Vata (representada pelo ar) é seco, leve, frio, sutil, agitado e é sempre relacionado com a dor. As pessoas com esta contituição, via de regra, apresentam características como ansiedade, tremores, gases, prisão de ventre, tonteira, dores de cabeça, insônia. Essa pessoas, costumam ser magras, ombros estreitos, pele e cabelos secos. Sua alimentação deve ser energética, porém de fácil digestão.

O Kapha (representado pela água) é úmido, frio, pesado e está relacionado ao inchaço. A pessoa Kapha vive cansada, costuma ter um semblante pálido, apresenta calafrios, sonolência e tosse, obesidade e tem tendência a formação de catarro e muco nos pulmões. Têm excelente memória. Sua alimentação deve ser a base de grãos, raizes e frutas.

O Pitta (representado pelo fogo) e costuma sentir muita fome, sede, acidez gástrica, apresenta infecções e inflamações com facilidade. Tem sudorese abundante, tem apurado senso crítico e gosta de enfrentar desafios. Na sua alimentação deve conter vegetais crus e a carne deve ser utilizada com moderação.

O surgimento das doenças depende do desequilíbrio destes 3 elementos, e a cura, pelo seu equilíbrio.

Nenhum comentário: