22 de ago de 2008

Exercícios de imagens mentais em caso de crises de pânico

Existem tipos de exercícios muito úteis em casos de crises de pânico. Caso você não consiga ler, peça para que alguém possa conduzir ou grave a sua voz ditando o exercício. Mas antes que possamos começar, devemos exclarecer o que são imagens mentais, o texto a seguir foi feito pela terapeuta holística Izabel Telles:


"O que são as Imagens Mentais?
:: Izabel Telles ::
Imagens mentais são a linguagem do inconsciente assim como a palavra é a linguagem do consciente.

TODAS AS PESSOAS VÊEM AS IMAGENS DA MENTE?
Sim, todos vemos durante o sono em forma de sonhos, que são imagens em movimento.O QUE AS IMAGENS REPRESENTAM?
Representam simbolicamente as nossas emoções.
ONDE FICAM ESTAS IMAGENS?
Ninguém sabe ao certo onde elas ficam mas, para mim, elas ficam estocadas dentro das nossas células.
PORQUE FAZER EXERCÍCIOS COM ELAS?
Para conseguir uma limpeza destas imagens e garantir uma vida emocional e física saudável.
COMO FAZER ESTES EXERCÍCIOS?
É fundamental que você esteja sentado num ambiente calmo e tranqüilo. Os pés devem estar firmes no chão, as mãos colocadas sobre as pernas e os olhos fechados do começo ao fim. Antes é preciso respirar até conseguir um estado de tranqüilidade e depois desta tranqüilização devemos fixar nossa meta colocando a atenção na intenção do exercício. Ou seja, responder mentalmente: porque estamos fazendo aquele exercício e o que queremos com ele.
DURANTE QUANTO TEMPO DEVO CONTINUAR?
O número mais indicado é fazer os exercícios durante 21 dias, ao acordar, perto do anoitecer e ao deitar.
POSSO FAZER GUIANDO?
Nunca. Nem dirigindo, nem comendo, nem nos transportes públicos onde você terá que controlar tudo que está ao seu redor."

Para que você possa se purificando siga, conforme o recomendado, o seguinte exercício de cura:

Feche os olhos e respire três vezes.
Imagine-se de pé no meio de um campo vasto e aberto, recoberto de grama verde. Veja a si mesmo espreguiçar-se em direção ao sol dourado e brilhante em um céu azul sem nuvens. Veja seus braços tornarem-se bem longos, estendendo-se, com as palmas voltadas para cima, para o sol. Os raios do sol penetram pelas palmas e circulam por elas e pelos dedos, e saem através das pontas dos dedos, de forma que há um raio saindo de cada dedo. Se você for destro visualize, no fim de cada raio dos dedos da sua mão direita, uma pequena mão completa e, no final de cada raio da sua mão esquerda, visualize um olho.Se você for canhoto, visualize as mãos á sua esquerda e os olhos à sua direita.Agora volte estas mãos e olhos para o seu corpo e use os olhos para ver o caminho através de seu corpo, jogando luz na área que você estiver investigando, de modo que possa ver o que está fazendo.Nas pequenas mãos você pode usar uma escova de cerdas douradas para limpar, tubos de raios laser para curar, bisturis dourados para operar, latas de ungüentos dourados e azuis para curar e também fios dourados para costurar.
Quando tiver terminado o trabalho, saia do seu corpo pelo mesmo caminho por onde entrou. Todo o lixo que foi retirado pelas mãozinhas deve ser jogado para trás de suas costas.
Mantenha suas mãos voltadas para o sol e deixe as mãozinhas e os olhos se recolherem para dentro de suas palmas, de modo a ficarem ali guardados para um uso posterior.
Então abra os olhos.
Uma última consideração: Os já muitos exercícios que se encontram no site são exercícios de criação de imagens. Eles se dão em sua realidade mental e não na realidade física. Se o exercício sugere que você use uma escova de cerdas douradas, você estará usando essa escova na sua imaginação. Se o exercício pedir que você lave o rosto com água pura e fresca, você o fará em sua mente e não em uma pia.
Estes exercícios trabalham com a sua realidade subjetiva, interior, e, através desta realidade elas modificam sua realidade física.

Extraído do livro “Imagens que curam” de Geral Epstein, M.D.Editora Livro Pleno

Nenhum comentário: